CASO DO PORQUINHO MORTO CRUELMENTE EM CURITIBA

GOSTARÍAMOS QUE OS ANIMAIS NÃO FOSSEM MORTOS DE FORMA ALGUMA, MAS ISSO DEPENDE DA ATITUDE DE CADA UM EM ABOLIR PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. SEJA COMO FOR, ANIMAIS NÃO PODEM SER MORTOS EM QUALQUER LUGAR POR QUALQUER UM E NÃO ESTAMOS FALANDO SOMENTE DE CÃES E GATOS, MAS DE TODOS OS ANIMAIS. DENUNCIE!

Hoje (01/12) a nossa equipe de fiscalização, após denúncias feitas por vizinhos pela Central 156, constatou a realização do abate irregular em área urbana com método não-humanitário, sem acompanhamento técnico e sem insensibilização adequada de um suíno adulto, no bairro Tingui – Boa Vista.

Os responsáveis haviam sido previamente notificados pela Vigilância Sanitária devido à manutenção de animal de produção em zona inapropriada e, como solução, entenderam por bem dar fim no animal com as próprias mãos tendo como plateia toda a comunidade do entorno, realizando o abate em terreno junto à residência, local cercado por prédios, causando espanto e comoção na vizinhança que prontamente registrou vídeos e nos acionou. As imagens são fortes e, por isso, não vou postar.

É importante ressaltar que o abate de animais só deve ser feito em ambiente correto, com condições sanitárias adequadas, por pessoas habilitadas, com previsão da destinação de resíduos e, principalmente, levando em conta os regulamentos e legislações que preconizam estabelecer, além de biossegurança e prevenção de zoonoses, atenção à ética e ao bem-estar animal no manejo pré e mesmo durante o abate.

O responsável foi autuado por maus-tratos contra animais, notificado sobre as irregularidades cometidas e a ocorrência foi comunicada à VISA para demais encaminhamentos relativos ao processo previamente instaurado da situação.