ÉGUA FERIDA E DOENTE SOCORRIDA EM SJP COM APOIO DA EQUIVET E PM NA MANHÃ DE HOJE
Parte da discussão com o “responsável” pela éguinha, editados para que as pessoas não sejam identificadas
Parte da discussão com o “responsável” pela éguinha, editados para que as pessoas não sejam identificadas
Hoje (24/12/20) pela manhã a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) recebeu pedido de ajuda para uma égua que estava caída, segundo relatos, desde o dia de ontem no bairro Roseira no município de São José dos Pinhais. Fomos ao local com uma equipe da Clínica Veterinária Equivet e da Polícia Militar (PM).
A éguinha da raça mangalarga estava muito ferida por ficar caída, idosa, tinha melanomas, estava com o abdômen muito inchado. Foi administrado soro, medicação e foram feitas várias tentativas de levantá-la, sem sucesso. Nesse meio tempo a equipe da PM teve que se ausentar para dar apoio a outra ocorrência e o responsável pela égua apareceu, se exaltando quando foi informado que responderá administrativamente e criminalmente e pelos maus tratos a éguinha. Queria levá-la embora, o que nem seria possível. A PM retornou rapidamente e encaminhou o responsável para o Cartório da PM para lavratura do Termo Circunstanciado.
Infelizmente a éguinha não sobreviveu. Estamos encaminhando imagens e laudo veterinário à Secretaria de Meio Ambiente do município (SEMA) e à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para providências.
Quem tem sob sua responsabilidade um animal, deve ter consciência que tem a obrigação de lhe oferecer atendimento veterinário.
A SPAC se responsabilizou pelos custos do atendimento a éguinha junto a Equivet, valor ainda não calculado.