NOTÍCIAS DO NICO, ABANDONADO NA SPAC POR UMA SENHORA NA ÚLTIMA SEXTA. O BO FOI REGISTRADO NO 4 DISTRITO POLICIAL

Vídeo do Nico em seu novo lar com a Molly (caramelo)

Na última sexta-feira, 21 de maio de 2021, uma senhora abandonou o cão Nico na Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC). Disse que não o queria mais, pois dava muito trabalho. Foi orientada a procurar um lar para ele diretamente, pois a entidade não poderia recebê-lo, mas ela virou as costas e o deixou para trás, muito desesperado. Divulgamos o fato com o vídeo do abandono por ajuda na identificação da criminosa e recebemos os dados desta senhora. Descobrimos que o cão abandonado era o Nico.
Link da divulgação
Com as informações, registramos o boletim de ocorrência no 4o Distrito Policial e ela responderá pelo crime que cometeu. Encaminhamos as informações à Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba (RDPA) para que ela responda processo administrativo, paralelamente ao criminal. Ela já havia sido notificada e orientada a melhorar as condições do Nico.

Nico sofreu muito pelo abandono e ainda não superou o ocorrido. No dia do abandono não quis comer nem beber, e não permitia aproximação. Não foi muito diferente nos dias que se seguiram. Felizmente Nico teve muita sorte, pois uma das pessoas que havia denunciado a sua situação e tinha contato com ele, o adotou em 24 de maio. Na SPAC, Nico foi ao encontro do adotante com confiança e o rabinho abanando, o que foi um alívio, pois não queria conversa com ninguém e até tentava morder. Nico ainda está se adaptando ao seu novo lar e a sua nova irmã, a Molly. Ele ainda está triste, mas esperamos que consiga superar sua perda muito em breve. Infelizmente, por mais que esta senhora não mereça, ele era muito apegado a ela.

ABANDONAR ANIMAIS, SEJA EM VIA PÚBLICA, EM PROPRIEDADE ALHEIA OU NA PRÓPRIA PROPRIEDADE, É CRIME! Nenhuma organização ou protetor independente tem a obrigação, muito menos condição, de receber todos os animais que alguém queira deixar, seja pelo motivo que for! Quem, por alguma razão precisa encaminhar um animal, deve procurar uma família adotante diretamente e cuidar do animal até então, pedir ajuda para amigos e parentes para lar provisório, ou pagar um hotel. E SEMPRE CONSIDERAR O EMOCIONAL DOS ANIMAIS! ELES NÃO SÃO UM OBJETO PARA SEREM SIMPLESMENTE MOVIDOS DE LUGAR. ELES SENTEM E SOFREM PELA SEPARAÇÃO.

A SPAC só retira animais em situação de maus tratos (em situações especiais e quando não há possibilidade de adequação) e recebe animais doentes e feridos, após avaliação veterinária e autorização; caso contrário, é orientado o tratamento e a pessoa que socorreu, assume os cuidados com o animal.

Soraya Simon
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
www.spacuritiba.org.br
41 98802-5232