Notícias dos cães muito maltratados em residência resgatados pelo Batalhão de Polícia Ambiental em SJP e encaminhados a SPAC
Foto do cão com prolapso de reto na residência em SJP (Foto fornecida pelo Batalhão Ambiental).
No dia 19 de dezembro uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental encaminhou a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) 3 cães vítimas de maus tratos que estavam em uma residência no bairro Boneca do Iguaçu no município de São José dos Pinhais, após verificação de denúncia de prática de abuso e maus tratos. Na residência haviam 3 cães com ferimentos pelo corpo, sendo que um deles estava com parte do intestino para fora (prolapso de reto). Link da notícia
Na SPAC os cães foram atendidos pela Dra. Gilmara de Paula da Luz. O cãozinho com prolapso de reto foi submetido a cirurgia no mesmo dia, sendo procedimento de emergência. Todos os cães tinham ferimentos pelo corpo devido a sarna demodécica e fungos não tratados. Infelizmente o cãozinho do prolapso morreu no dia 23/12/17, apesar de estar se alimentando bem e defecando. Providenciamos a necropsia do cãozinho com a patologista Dra. Silvana Maris Ciro. Foi constatado que o animal encontrava-se extremamente anêmico e com embolia pulmonar provavelmente devido a anemia, sinal da negligência que vinha sofrendo há tempos. Encaminhamos o relatório para o Batalhão de Polícia Ambiental. O valor do procedimento de R$440,00 foi pago pela SPAC (necropsia 190,00 e histopatológico 250,00).
Quase uma semana depois a fêmea apresentou sinais neurológicos e problemas respiratórios, mesmo sendo medicada não sobreviveu.
Felizmente o outro cãozinho resgatado vem se recuperando bem. O batizamos de Nepal. Todos eram muito arredios, ele ainda é muito assustado. Não quer aproximação e estamos respeitando seu espaço. Não avança, mas fica longe. Sua pele melhorou bem e já engordou. Agora está dividindo seu espaço com uma colega muito alegre e descontraída, a cadela Menina, que tem influenciado o Nepal de forma positiva. Interage com ela, a vê fazendo festa e brincando e apesar de ainda não querer contato, já nos olha de forma diferente. Logo deve entender que não precisa ter medo de nós.
Menina e Nepal precisam de lares amorosos e responsáveis. Eles e outros animais que aguardam adoção podem ser visitados.
Endereço: Estrada Nova de Colombo, 5504 – Sta. Cândida
Horários de Atendimento ao Público:
Seg a Sex – 9:00 as 20:00 hrs
Sábados – 9:00 as 15:00 hrs
Domingos e Feriados – 9:00 as 12:00 hrs
Soraya Simon
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
www.spacuritiba.org.br
(41) 98802-5232