POSICIONE-SE CONTRA O INCENTIVO AO AUMENTO DA CRIAÇÃO DE ANIMAIS PARA O ABATE E O ABATE HALAL NO PARANÁ

Contato com a Ouvidoria do Estado do Paraná no e-mail ouvidoria@cge.pr.gov.br. Já enviamos a nossa mensagem.

Imagem de um boi sendo abatido em matadouro muçulmano extraída do Site Em entrevista ontem ao “Bom Dia Paraná”, o Governador do Estado do Paraná falou no incentivo ao aumento do “Abate Halal” para exportação de carne, durante a Expo Dubai que acontece nos Emirados Árabes Unidos. Link da entrevista

Além da crueldade inerente a este tipo de abate, onde a dessensibilização não é permitida antes do animal ser degolado, gerando mais sofrimento ao animal do que o “abate humanitário”, esta atividade envolve degradação ao meio ambiente para criação de animais para o abate, como também para produção de grãos para alimentá-los. Em um evento cuja foco é a sustentabilidade, a inovação, a tecnologia e o compromisso com projetos, programas e ações sustentáveis, o aumento da produção de animais para o abate não deveria ser pauta, muito menos o incentivo ao aumento da morte cruel de animais por motivos religiosos ou culturais. Toda tradição que envolve crueldade contra quem quer que seja, animais humanos e não humanos, deve ser banida.

Lembrando que a nossa Constituição Federal em seu artigo 225, prevê que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações… incumbe ao Poder Público: …VII – proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade.” Em tempo, a Lei Federal de Crimes Ambientais 9605/98 tipifica o crime da prática cruel contra qualquer animal.

Esperamos que a comitiva do Paraná possa trazer bons negócios ao estado, realmente sustentáveis, inovadores e humanitários.

LEMBRE QUE VOCÊ PODE COMBATER A CRUELDADE ANIMAL, BOICOTANDO PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL!

Soraya Simon
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
www.spacuritiba.org.br
41 98802-5232