Proposta infeliz prevê exploração de galinhas para redução de lixo em Curitiba (PR)
Extremamente infeliz a sugestão da exploração de galinhas para redução de lixo orgânico no município de Curitiba. Certamente será mais uma fonte de maus tratos aos animais que estarão a mercê de pessoas que não terão a menor condição de oferecer todos os cuidados que estes animais necessitam. Por outro lado, nos parece ninguém pensou que as galinhas defecam. Este resíduo será tratado como? Esta proposta nunca dará certo! Os senhores vereadores devem propor medidas inovadoras e eficientes para tratar da questão do lixo orgânico.
EXPLORAÇÃO ANIMAL
Projeto prevê exploração de galinhas para redução de lixo em Curitiba (PR)
A proposta foi criticada por protetores de animais e por duas vereadoras do município.
O vereador Goura (PDT) sugeriu que a prefeitura de Curitiba, no Paraná, passe a explorar galinhas para reduzir a quantidade de lixo produzido pelo município. A proposta foi acatada pela Câmara Municipal e aguarda análise da prefeitura.
“A intenção é reduzir a quantidade de resíduos orgânicos, que constituem a maioria do lixo que vai para o aterro e causam grande prejuízo ao meio ambiente”, afirma o vereador, que propôs que o projeto fosse iniciado em escolas, espaços públicos e associações.
A proposta, entretanto, não foi bem aceita por protetores de animais. As vereadoras Fabiane Rosa (PSDC) e Katia Dittrich (SD) criticaram o projeto. Segundo Fabiane, a iniciativa pode abrir precedente para que outras espécies voltem a ser criadas na capital e se tornem vítimas de maus-tratos.
“A fiscalização contra os maus-tratos a animais não é eficiente em Curitiba. Se a criação for liberada, os galos poderão acabar sendo utilizados para rinhas, por exemplo. Será que essas galinhas terão as condições adequadas e não serão mortas cruelmente?”, questiona.
Entretanto, um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal, por iniciativa da Comissão de Meio Ambiente, prevê liberação para a criação de animais de pequeno porte em Curitiba, desde que sem fins comerciais. As informações são do jornal Gazeta do Povo.
Em relação à proposta do parlamentar Goura, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente afirmou que não se pronunciaria sobre o assunto por ainda não ter recebido a sugestão oficial.
Nota da Redação: a ANDA repudia a sugestão feita pelo vereador por entender que, além de haver o risco das galinhas não receberem o tratamento e a alimentação adequada e de serem covardemente mortas, é errado, do ponto de vista dos direitos animais, forçar animais a servir às pessoas. Um projeto que pretende fazer com que galinhas consumam restos de lixo orgânico não traz benefício algum aos animais e é realizado com o único intuito de beneficiar seres humanos, o que é inaceitável, visto que os animais existem por propósitos próprios e não para atender a interesses e demandas humanas.
Soraya Simon
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
www.spacuritiba.org.br