A história da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba – SPAC é bela e cheia de amor por nossos companheiros animais.
No começo, em 20 de abril de 1972, fundada pela Professora Enid Bernardi, a SPAC dispunha somente de um escritório para orientar a população. Mas desde a fundação seu objetivo sempre foi claro: proteger e defender animais carentes e maltratados.
Em 1975 mudou para um local onde, além de orientar a população, pôde oferecer cuidados veterinários aos animais necessitados. Mas ainda faltava algo para os animais da cidade: um lar provisório, para onde pudessem ser levados e tratados até serem encaminhados para lares responsáveis. Este objetivo foi alcançado em 1979, quando passou a ocupar um imóvel alugado para abrigar animais que logo se tornou inadequado devido ao crescente numero de animais que eram encaminhados à SPAC.
A entidade enfrentou muitas dificuldades até conseguir construir um canil no município de Colombo para abrigar animais já recuperados aguardando adoção e alugar novo local para o atendimento da Clinica Veterinária, onde recebe animais vítimas de maus-tratos, feridos e doentes em situação de abandono. Hoje a entidade faz lar provisório para aproximadamente 300 animais.
A SPAC não recebe verba do governo. Para se manter conta com doações de particulares e com a renda da Clínica Veterinária que funciona no local, com profissionais competentes que prestam atendimento (consultas, cirurgias e vacinações) a animais da comunidade com valores acessíveis para que pessoas de baixa renda possam também ter acesso a atendimento veterinário.
Os animais acolhidos pela entidade são atendidos voluntariamente pelos médicos veterinários da SPAC.
A entidade é atuante em verificações, registro e acompanhamento de denúncias de maus-tratos junto aos órgãos competentes.
Não maltrate. Não abandone. Não ignore. Proteja!