A TRISTE REALIDADE DOS ANIMAIS VÍTIMAS DA VAIDADE E INTERESSES HUMANOS

Imagem “São Francisco com os Animais”, de Lambert de Hondt (1620-1655)

Apesar da aparente evolução do reconhecimento dos animais como seres sensíveis, este reconhecimento tornou seu sofrimento um instrumento para suprir a vaidade e interesses humanos. Quando a divulgação de uma situação do sofrimento de um animal é colocada acima da urgência de lhe prestar socorro, o foco que é ajudar os animais já se perdeu… quem sofre, novamente, são os animais, que deveriam ser a prioridade em qualquer ação que deveria ser em seu benefício.

Não bastasse que os animais sejam usados como matrizes, porque alguém quer adquirir um animal e não se importa que outros sejam escravizados para que seus desejos sejam atendidos; sofram e sejam mortos para atender as vontades humanas; sejam usados para entreter enquanto seu sofrimento é ignorado no processo; sejam utilizados em experimentos cruéis de uma pseudociência, sua imagem em seu infortúnio também é motivo de exploração.

Há formas de promover o conhecimento geral das questões que envolvem os animais, com o foco no bem dos animais, sem interesses alheios. Cabe a cada um ter discernimento e senso crítico para reconhecer as diferentes situações.

Enquanto isso, oramos e torcemos pelo melhor para os animais e para todos que genuinamente olham e trabalham por eles.

Que São Francisco de Assis continue intercedendo por todos os seres da criação e ilumine o coração dos homens no caminho do bem e da verdade.

Soraya Simon
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
www.spacuritiba.org.br
41 98802-5232