ATENDIMENTO A UM DOS CÃES DO CASO DE SJP HOJE NA SPAC, SENDO PRECOCEMENTE DIVULGADO COMO ESTUPRO EM SÉRIE

Imagem registrada pela SEMMA do cão na residência em SJP

Desde o último domingo a noite estamos recebendo informações de publicações sobre um caso ocorrendo no município de São José dos Pinhais onde cães estariam supostamente sofrendo agressão sexual por parte de um senhor que mantinha vários cães em sua residência. Contatamos a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) que já havia recebido alguma informação sobre o caso e estava iniciando acompanhamento da situação juntamente com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Tivemos informação de dois animais resgatados por voluntários independentes, um macho e uma fêmea, que foram levados para atendimento veterinário, sendo que não foi possível constatação de violência, mas condição grave de saúde por falta de tratamento. A fêmea foi diagnosticada com Tumor Venéreo Transmissível (TVT), motivo pelo qual a vulva estava “dilacerada” como relaram, ambos com o ânus edemaciado, apresentando anemia, infecção e alteração renal. Não tivemos acesso aos animais, mas a maioria dos casos que recebemos de denuncia de violência sexual acaba com diagnóstico de TVT, cujo tratamento é realizado com sessões de quimioterapia. TVT pode se apresentar de forma generalizada, acometendo outras partes do corpo, não somente os órgãos sexuais. A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) já recebeu casos de violência que puderam ser confirmados, mas a maioria dos pedidos de ajuda pra animais com relatos de abuso sexual apresentavam lesões devido a doença.

Após procedimentos na SPAC

Estamos recebendo informações da evolução do caso através da SEMMA, que vem acompanhando a situação dos animais diariamente, fazendo o possível neste caso, sendo que o município não possui estrutura para atendimento ou acolhimento de animais em situação de risco. Desta forma, hoje pela manhã a SEMMA encaminhou a SPAC um dos animais mantido por este senhor, que estava com um osso preso no céu da boca, necessitando de atendimento veterinário com urgência. O cão foi atendido pela Dra. Andreza Campos, foi sedado para avaliação e realização de procedimento na boca, que apresentou lesão cortante grave e infeccionada no palato causada por osso que já havia sido removido. Ele apresentou escabiose, seborreia, infestação parasitária e dermatite. Não apresentou lesões de violência, mas de saúde debilitada por falta de cuidados adequados. Foi realizada limpeza dos ferimentos, castração, administração de medicações e fluidoterapia. Ele aguarda na SPAC por voluntário independente que deverá ir buscá-lo amanhã e realizar o pós operatório e demais tratamentos. Encaminhamos laudo veterinário a SEMMA.

Ocorre que este senhor que tem condição mental comprometida e condição social vulnerável, identificado como acumulador, mantinha em sua residência em torno de 20 de cães pelo que tivemos informação. Ele está sendo acompanhado pela Assistência Social, não apresentando sinais de que seria capaz de atos de violência. Há muitos casos de pessoas que “acumulam” animais infelizmente, vivendo em situação precária e mantendo animais na mesma situação. Estas pessoas precisam de acompanhamento de profissionais de saúde mental e acompanhamento para seus animais. sendo que a simples retirada dos animais não soluciona o problema, pois continuarão a recolher animais que são abandonados pela população. Estes casos são complexos e necessitam de atenção e ação do poder público, em paralelo a outras ações para controle populacional de animais e prevenção ao abandono.

Soraya Simon
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
www.spacuritiba.org.br
41 98802-5232