CAVALINHO RESGATADO DE QUEDA DE 3 METROS PELOS BOMBEIROS E DEFESA CIVIL NA TARDE DE ONTEM EM RIO BRANCO DO SUL. SPAC ASSUMIU OS CUIDADOS COM O CAVALINHO E REGISTROU A OCORRÊNCIA POR MAUS TRATOS
(Primeiras 6 fotos enviadas pelos Bombeiros enquanto tentavam resgatá-lo, últimas tiradas pela SPAC no local recebendo medicação e soro e após chegar ao Hospital Veterinário Equivet)
No fim da tarde de ontem, 28/12/23, recebemos pedido de ajuda da equipe do Corpo de Bombeiros de Almirante Tamandaré que estava dando apoio a equipe da Defesa Civil de Rio Branco do Sul para resgatar um cavalo que havia caído de um barranco de aproximadamente 3 metros de altura em cima de uma construção no bairro Jardim Record no município de Rio Branco do Sul.
Após horas de trabalho conseguiram resgatar o animal. Solicitamos apoio da equipe do Hospital Veterinário Equivet e fomos ao local. Milagrosamente, mesmo abatido e com muita dor, o cavalinho conseguiu ficar em pé, recebeu soro e medicação para dor e em seguida foi transportado para a Equivet, chegando por volta das 23h, onde passou por exame de ultrassom pela suspeita de rompimento de algum órgão, o que felizmente foi descartado. Passou por exames de sangue, indicando que está com uma infecção antiga e hoje passará por exame de raio-x. Ele tem aproximadamente 25 anos de idade e é deficiente visual. Está internado sob a responsabilidade da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) que irá arcar com os custos do tratamento, ainda sem definição. Batizamos o cavalinho de Pancho. Ele está em isolamento e assim que passar por todos os exames necessários, poderá sair do isolamento e assim que estiver recuperado, poderá ser adotado.
O responsável pelo animal foi identificado no local e registramos a ocorrência com a Polícia Militar (PM) que estava nos dando apoio. Iremos encaminhar todas as informações e laudo veterinário para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para providências.
O Transporte Stoco auxiliou com o transporte do Pancho com o valor simbólico de R$200, que já foi pago pela SPAC.
Lembrando que a SPAC é uma organização não governamental que sobrevive da renda da Clínica Veterinária e de colaborações da população. Veja como ajudar no trabalho da entidade.Soraya Simon
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
www.spacuritiba.org.br
41 98802-5232