Cuidado com os animais e os fogos de artifício na virada do ano
Novamente pedimos muito cuidado com os animais e os fogos de artifício no fim de ano. Este é um período de muito sofrimento para todos os animais, domésticos e selvagens. Muitos morrem e se ferem devido ao pânico causado pelos estampidos produzidos por estes artefatos. No Natal, quando os fogos não foram tão intensos, recebemos muitos pedidos de ajuda para cães perdidos nas ruas e acidentados.
Além dos cuidados com os animais sob responsabilidade das famílias, é preciso atenção com os animais perdidos e abandonados nas ruas. Devido ao barulho intenso, os animais fogem desesperados se tornando vítimas mais fáceis de acidentes, no trânsito principalmente. Acidentes acontecem, mas deixar uma vítima de atropelamento sem socorro é opção. Deixar de socorrer animais acidentados é crueldade e crime ambiental.
Infelizmente não há socorro 24 hrs que possa ser acionado para os animais. Depende de cada um de nós ajudá-los caso cruzem nosso caminho. Fiquemos atentos para animais necessitando de socorro. Muitos sofrem em silêncio e você poderá ser a única oportunidade que ele terá de receber ajuda. No caso de animais em abandono em propriedade, é preciso ter bom senso para saber se é caso de ação imediata por emergência ou registro da denúncia para que a situação seja verificada pelos órgãos competentes na sequência.
Lembrando que a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) estará aberta ao público das 9:00 as 12:00 hrs nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro de 2019. Os animais sob a responsabilidade da entidade, recuperados e em recuperação, podem ser visitados e adotados nestes dias.
Endereço Estrada Nova de Colombo n°5504, Santa Cândida. Horários de atendimento: segunda a sexta 9 as 12 hrs, 14 as 20 hrs; sábados 9 as 15 hrs; domingos e feriados 9 as 12 hrs.
A SPAC depende de voluntários para responder os e-mails enviados pelo site e mensagens deixadas nas redes sociais e não há uma pessoa sempre disponível para atender as ligações no telefone fixo divulgado no site. Em caso de animal abandonado necessitando de atendimento veterinário, leve-o pessoalmente a entidade nos horários de atendimento ao público e converse com a médica veterinária de plantão. A entidade não possui veículo e depende de voluntários para o transporte. Caso necessite de atendimento para seu animal de estimação (consulta, vacinação, atendimento emergencial) dirija-se a entidade nos horários de atendimento ao público.
A entidade está super lotada e somente aceita a permanência de animais gravemente feridos e doentes.
A SPAC é organização não governamental, sobrevive da renda da Clínica Veterinária e colaborações da população. Veja como ajudar no link https://spacuritiba.org.br/como-realizar-doacoes/
Boa sorte a todos nós nesta virada e no ano que se inicia. Que os seres humanos tenham mais compaixão por todos os seres, respeito com o próximo e a natureza.
Soraya Simon
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
www.spacuritiba.org.br